terça-feira, 6 de abril de 2010

Sobre a Biblioteca Pública de Alto Alegre - RR - Sua História

Nossa história começa quando um grupo de 6 professoras participaram de um curso ofertado pela UFRR (Universidade Federal de Roraima) que abordava temas em leitura para a comunidade. Em certo momento do curso foi aberto uma discussão sobre bibliotecas públicas e seu papel dentro de uma sociedade. Sentindo entusiasmada pela conversa, essas seis professoras quiseram ir mais fundo no tema e buscaram meios de implantar uma biblioteca no nosso município. Então, buscaram parceria com a SEMEC e Prefeitura assim como com o próprio ajuda do Palácio da Cultura que responde pelas bibliotecas públicas no estado. Enfim, conseguiram alcançar seus objetivos, e hoje temos um prédio maravilhoso atendendo todas as expectativas da sociedade altoalegrense.
Criada pelo Decreto de Nº 009-A/2007 de 05/02/2007 e inaugurada em 11 de julho de 2007 e sendo registrada no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas sob o Nº 2376, possui um amplo espaço para leitura e pesquisa, sala de informática, sala de vídeo com auditório, assim como detém um pequeno espaço para exposições relativas aos trabalhos realizadas por direção e seus colaboradores.
A origem do nome da Biblioteca se dá em homenagem a uma professora que por muito tempo trabalhou no nosso município. Nascida em 16 de janeiro de 1945 na cidade de Cruzeiro do Sul – Acre, filha do casal Milton Castro Sales e Ilda Gomes de Castro. Aos 15 anos de idade mudou-se para Boa Vista-RR, onde continuou seus estudos formando-se em Magistério e Graduando-se em Licenciatura Plena em Pedagogia com Especialização em administração Escolar pela Universidade Federal d Santa Maria no estado de Minas Gerais.
Durante seu exercício de magistério atuou nas seguintes escolas: - Escola São José; - Escola de Formação de Professores (Antigo Magistério). Esteve a cargo de gestora nas escolas; 31 de Março; Escola de 1º Grau Roraimense e Escola de 1º e 2º Grau Desembargador Sadoc Pereira. Contribuindo de tal forma para a educação do Estado de Roraima.
Casou-se pela segunda vez em 1974 com o Senhor Henrique Manoel Fernandes Machado, teve duas filhas, Sinira do primeiro casamento e Sinara do seu segundo casamento, viveu para amar suas filhas, dedicando-lhes todo seu afeto de mãe.
Sendo esposa do Srº Henrique Machado, no ano de 1983 tiveram oportunidade de ingressarem na política, ele na época, prefeito de Alto Alegre (nomeado) e ela como primeira dama, desenvolvendo um excelente trabalho na área social, sempre ajudando a quem lhe procurasse. Sua contribuição foi essencial para o progresso do município que no ano de 1989 retomou sua posição de primeira de dama e seu trabalho mais uma vez foi reconhecido pela população alto alegrense que a elegeu vereadora por três mandatos, sendo que o terceiro foi presidente da câmara municipal.
Palmira de Castro sempre nos mostrou uma pessoa forte, percebíamos sua ação voltada a sua família que em todos os momentos ela se mostrava presente, amava a sua mãe com ternura e afeto e era neste amor que encontrava forças para lutar contra as adversidades da vida, era mulher de muita fé e suas amizades, preservava com muito carinho.
Palmira de Castro saiu do nosso convívio no dia 16 de Julho de 2005 nos deixando saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário